quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O mau humor continua ...

>> Reportagens
GRAVIDEZ + EMOÇÕES


Revista Crescer.
http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC464862-2213-2,00.html

Tão inevitável quanto a barriga de uma grávida crescer é o humor mudar. E muito. E em poucos minutos. E quase sem razão nenhuma. O fato é comprovado por todas as gestantes. Sem exagero. Diante da pergunta "Seu humor muda muito durante a gravidez?", as respostas são: "Estou com os nervos à flor da pele", "Acho que enlouqueci", "Todo mundo me evita, tal o meu mau humor". Ninguém enlouquece por estar grávida. Mas que os sentimentos mudam a cada minuto - da euforia à depressão, da alegria à tristeza profunda -, isso é bem verdade. Parte dessa montanha-russa de emoções tem uma explicação científica - hormonal, para ser mais exata. E a saída para enfrentar os nove meses de cara alegre é simples: manter o bom humor ( se eu conseguisse num prescisava nem tá lendo essa reportagem)



São os hormônios!



A progesterona é responsável por preparar a cavidade uterina, deixando o endométrio mais espesso, pronto para receber, fixar e ajudar a desenvolver o óvulo fecundado. Ele mantém o local assim até o fim da gravidez e também tem o papel importante de manter a musculatura uterina relaxada durante os nove meses, inibindo contrações antes da hora. Além disso, combinado com outras substâncias, a progesterona ajuda no crescimento das mamas da mãe e no desenvolvimento dos órgãos sexuais do futuro bebê. O estrogênio ajuda a reorganizar o metabolismo da mulher, que agora, além de manter o corpo funcionando, também tem de dar conta do desenvolvimento de um novo ser. O HCG tem uma função importantíssima: evitar que o organismo da mulher reconheça o feto como um corpo estranho, rejeitando-o e causando um aborto. Com o HCG, cada órgão sabe o que fazer enquanto o bebê se desenvolve.


Outros vilões!



A partir da segunda metade da gestação, entram em cena modificações físicas que também não deixam a vida mais divertida

- não, os hormônios não são os únicos malfeitores da história. Os pés, por exemplo, incham,(os meus ) obrigando a grávida a refazer seu sapateiro com pares um ou dois números maiores(só se for havaiana do marido )

E aquela camisa que ela adora, nem forçando os botões cabe mais. O cansaço agora vem da barriga que fica realmente enorme e impede movimentos simples.( com certeza ).

A coluna, que passava despercebida, pode trazer desconfortos. "Além disso, também é preciso levar em conta o contexto de vida da mulher. É seu primeiro filho?(não)

A gravidez era desejada mesmo ou, no fundo, a mulher sente que vai atrapalhar a carreira? ( + ou - ,num foi planejada, mas é desejada)

Quais são suas expectativas com as mudanças físicas do corpo e com sua mudança de papel na sociedade? (hã???)

Tem solução!

Há esperança de que os nove meses não sejam um inferno total? Sim, afinal, algumas mulheres, com hormônios e tudo, se sentem poderosas durante a gravidez, ficando mais alegres e ativas. (Poderosa??? gorda e dependente ,isso é poder??)
Apesar da mudança de comportamento, Daniela Braga, a grávida da abertura da matéria não tem dúvida:
"Por incrível que pareça, me sinto mais animada para fazer as coisas. Acho que é porque estou feliz em ter um filho. Então, tento valorizar esses sentimentos bons no meu dia-a-dia", conta. Manter o astral lá em cima é realmente a melhor - talvez a única - solução. Não só para as próprias grávidas, mas para as pessoas que a cercam.(Isso pq vcs não viram como ela é magerrima , o buxo dela de 9 meses era o meu de 5)
E os maridos precisam mesmo de uma dose extra de paciência. (Tem pra vender?) Ter uma visão amadurecida da situação, sem ficar dando importância a detalhes - como uma discussão por causa da cor do berço - conta pontos para manter a harmonia da relação.
Um marido bem-humorado pode ajudar a mulher a encontrar o equilíbrio. A atendente administrativa Ariane de Mattos, 27 anos, grávida de seis meses, conta que a irritação vem de repente. Como não tem ninguém para ajudá-la na arrumação da casa, quando fica até mais tarde no trabalho, chega cansada e desanimada. Da última vez, a bagunça na cozinha era tanta que não tinha condições de fazer comida. Ela estourou. O marido até tentou dizer que podia ajudá-la, mas ela o culpou por tudo e foi para a cama sem comer.
"Só na manhã seguinte, quando vi a mesa do café arrumada, é que me dei conta de que, se tivesse aceitado sua ajuda, nada disso teria acontecido. Fui pedir desculpas", conta. O marido deu a resposta certa: "Não tem problema. Você sabe que por você e, agora, pelo nosso filho, faço qualquer coisa". Ganhou o dia. (O meu tenta ser assim mas o pobe tá tão mole quanto eu nessa fase,já até tô fazendo terapia com ele , todo dia digo que eu é que tô gravida não ele ... aiai )


Isso é tudo ....aiaiaaiaia

Beijos a todas que visitam este cantinho !!!

Comentários:
Huau! Gostei muito de ler a reportagem. Encaixa comigo na perfeição. A única diferença é que eu fico super ansiosa e depre ao mesmo tempo, mas não descarrego em ninguém, só me dá vontade de chorar e no restante tempo fico com a cabeça e coração a mil. Faço um esforço muito grande para não ir para cima de ninguém mas descansa porque os maridos já sabem que é assim e que não há nada a fazer.
Tens um miminho lá no meu blog.
Beijoooooos
 
Ótima reportagem, é exatamente o que estou sentindo, hoje por exemplo, não estou aguentando me olhar no espelho.. rss
 
Já conheces A Terra dos Sonhos, uma loja onde pode encontrar artigos variados com preços de sonho.
www.terradossonhos.net
 

Postar um comentário

Deixe um recadinho

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]